
Jade de Andrade
World Solutions

Quando se fala em formatação de Projetos Culturais é importante lembrar que um produtor qualificado saberá manejar as diferentes técnicas que vão além daquelas conhecidas para a aprovação junto as Leis de Incentivo.
Existem diversas peculiaridades na hora de se pensar em um projeto cultural na fase de sua formatação para capitação de recursos e parcerias.
É necessário ter releases com destaques diferenciados para cada patrocinador ou parceria que você pretende fechar, evidenciando os pontos que venham a despertar o interesse do artista, empresa ou pessoa que você está buscando o apoio, parceria ou patrocínio.
Na prática, um bom produtor cultural, destacará pontos em seu projeto que venha a se coadunar com o perfil do contato que se está buscando.
Portanto, a formatação e release que você preparou para um, pode não servir para outro. É preciso um estudo sobre o contato que se tem como objetivo à parceria e a partir do estudo dos interesses desse contato, é feito o release e evidenciado no projeto pontos que venham a despertar o interesse e oferecer algo em troca para essa parceria.
Um dos grandes erros na falha de captação de recursos e parcerias é usar uma única formatação para todos os possíveis patrocinadores e apoiadores.
Essa é uma parte que fará a diferença se você souber as técnicas de apresentação e adequação do seu projeto para cada potencial contato.